Projeto Jordão – 31/07/14 – A missão do atalaia

Compartilhe -

Jesus está voltando, quem conhece a Palavra e as profecias sabe disto. Nós encontramos as profecias sobre a segunda vinda de Cristo em vários livros da Bíblia, mas especialmente em Apocalipse e Daniel.

Em Apocalipse 4:1 temos João afirmando que viu uma porta aberta no Céu.

“Depois destas coisas, olhei, e eis que estava uma porta aberta no céu; e a primeira voz, que como de trombeta ouvira falar comigo, disse: Sobe aqui, e mostrar-te-ei as coisas que depois destas devem acontecer.”

O que é esta porta aberta no Céu? Em João 10:9 Jesus afirma:

“Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo.”

Esta é a porta da Graça, por onde precisamos entrar. É a porta das ovelhas. Leia este capítulo do livro de João para entender melhor sobre esta porta.

A porta ainda está aberta, mas a qualquer momento pode ser fechada. Precisamos compreender o tempo em que vivemos e aproveitar enquanto o Céu está aberto. Precisamos compreender o que precisamos fazer, o que Deus espera que nós façamos enquanto esta porta ainda está aberta.

Depois que João descreve as sete igrejas, aquelas que foram usadas como exemplo e de fato existiam na Ásia nos tempos de João, depois que ele exorta as Igrejas, ele afirma que vê uma porta aberta no Céu. Ele vê um trono, alguém assentado no trono, o que havia ao redor do trono de Deus, os quatro seres viventes, vê o Cordeiro, o livro dos sete selos, vê o Cordeiro abrindo os selos, vê os 144.000, vê uma grande multidão. Enfim, João vê o Céu aberto. Até o capítulo 7 de Apocalipse, João descreve eventos que ele vê no Céu e a partir do Céu.

Em Apocalipse 8 João vê o Cordeiro abrindo o sétimo selo e afirma que de repente houve silêncio no Céu. Ele vê os anjos se preparando para tocar as sete trombetas.

Eu quero te contar hoje o que significam estas trombetas. Não o evento que cada uma das sete trombetas significa, mas porque os anjos anunciam estes eventos tocando trombetas.

Abra a sua Bíblia em Ezequiel 33 (v.1-5):

“E veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo: Filho do homem, fala aos filhos do teu povo, e dize-lhes: Quando eu fizer vir a espada sobre a terra, e o povo da terra tomar um homem dos seus termos, e o constituir por seu atalaia; E, vendo ele que a espada vem sobre a terra, tocar a trombeta e avisar o povo; Se aquele que ouvir o som da trombeta, não se der por avisado, e vier a espada, e o alcançar, o seu sangue será sobre a sua cabeça. Ele ouviu o som da trombeta, e não se deu por avisado, o seu sangue será sobre ele; mas o que se dá por avisado salvará a sua vida.”

A Bíblia nos conta de um tempo em que não havia celular, internet, nem qualquer outro meio moderno de comunicação. Um tempo em que a maneira como se convocava o povo era tocando a trombeta. Quando o povo de Israel ouvia a trombeta tocar, se ajuntava. Eles sabiam que um atalaia estava chamando as pessoas, que haveria algum comunicado importante, um aviso de perigo, uma convocação para a guerra, etc.

Quem era o Atalaia? Era uma pessoa que tinha uma obrigação, escolhida para uma missão. Ele ficava em um lugar alto, uma montanha, uma torre, e, quando havia alguma situação de potencial perigo, ele via primeiro. Quando via que o inimigo aparecia ao longe, ele tocava a trombeta. Ele avisava o povo para ficar atento. O povo corria, porque sabia que aquele som era sinal de que algo estava acontecendo!

A responsabilidade do atalaia era muito grande. Ele tinha que vigiar, ficar alerta, preparado para entrar em ação quando fosse necessário. A vida das pessoas estava em suas mãos. A segurança daquele povo dependia dele.

O povo conhecia o atalaia e conhecia o toque da trombeta. Eles sabiam que quando o atalaia tocava, era para ficar atento. Dependendo da maneira como a trombeta tocava, o povo sabia se era para se preparar para a batalha, ou se era para ouvir um comunicado, uma ordem.

Você já estudou legislação para tirar a CNH? O guarda que fica parado em um cruzamento controlando o trânsito, quando o sinal está estragado, é uma espécie de atalaia. Já viram que ele faz vários tipos de sinais com o apito? Um silvo longo, um silvo breve. Quando você ouve aquele apito você sabe que é melhor parar, a sua segurança depende disto.

O mesmo texto de Ezequiel 33:7 nos alerta:

“A ti, pois, ó filho do homem, te constituí por atalaia sobre a casa de Israel; tu, pois, ouvirás a palavra da minha boca, e lha anunciarás da minha parte. “

Em 1 Pedro 2:9 temos:

“Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.”

Nós fomos chamados para ser atalaias. Ninguém pode dizer que faz parte do povo de Deus sem ser atalaia. Fomos chamados para chamar outros. O Senhor nos chama de povo peculiar, povo adquirido, com um propósito. Fomos eleitos, separados para anunciar Jesus.

Nós fomos chamados para sermos atalaias. Esta é a primeira coisa importante que eu preciso que você entenda hoje. E anunciar Jesus implica falar não somente de salvação, mas também da justiça e do juízo de Deus. Significa confrontar o pecado que reina à sua volta, com amor, mas com muita responsabilidade. Significa anunciar a volta de Jesus para trazer justiça e juízo.

Será que nossa família, nossos amigos, estão prontos para a vinda de Cristo? Entenderam que Jesus é o caminho, tem um relacionamento com Ele? Estão se santificando para encontrá-lo?

Ninguém se engane. Hebreus 12:14 afirma que sem a santificação ninguém verá o Senhor!

Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor

Nós precisamos assumir o nosso papel. E com eficiência, com sabedoria.

Se o atalaia visse o inimigo se aproximar e cruzasse os braços, deixando de tocar a trombeta, o que iria acontecer? Se ele fosse desobediente, ou preguiçoso, o que iria acontecer?

O mesmo texto de Ezequiel 33:6 continua dizendo o seguinte:

“Mas, se quando o atalaia vir que vem a espada, e não tocar a trombeta, e não for avisado o povo, e a espada vier, e levar uma vida dentre eles, este tal foi levado na sua iniquidade, porém o seu sangue requererei da mão do atalaia.” (v. 6)

O papel do atalaia é avisar, chamar ao arrependimento, tocar a trombeta! Se a pessoa não ouvir, se não obedecer ao Senhor, ela responderá por isto, mas você cumpriu sua missão. A responsabilidade é pessoal.

Ezequiel continua dizendo o seguinte (v. 7-9):

“A ti, pois, ó filho do homem, te constituí por atalaia sobre a casa de Israel; tu, pois, ouvirás a palavra da minha boca, e lha anunciarás da minha parte. Se eu disser ao ímpio: Ó ímpio, certamente morrerás; e tu não falares, para dissuadir ao ímpio do seu caminho, morrerá esse ímpio na sua iniquidade, porém o seu sangue eu o requererei da tua mão. Mas, se advertires o ímpio do seu caminho, para que dele se converta, e ele não se converter do seu caminho, ele morrerá na sua iniquidade; mas tu livraste a tua alma.”

A trombeta é o evangelho, a Palavra de Deus. Não adianta ficar com a trombeta na mão, conhecê-la, saber como tocar, sem tocá-la. Estamos em tempo de Céu aberto. A porta ainda está lá, aberta, à disposição para salvar. Precisamos aproveitar enquanto podemos trabalhar, cumprir nossa missão.

Em Apocalipse 8:6, João percebe um grande silêncio no Céu, uma expectativa muito grande, porque os anjos se preparam para tocar a trombeta. Porque os anjos aqui é que começam a tocar a trombeta?

Isto me fala de um tempo em que os homens não poderão mais ser atalaias, quando este dia chegar, os anjos é que passarão a tocá-las, porque os que forem do Senhor não poderão mais trabalhar, seja por causa da perseguição, seja por causa do arrebatamento.

 Veja o que Jesus diz em João 9:4-5:

“Convém que eu faça as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar. Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo.”

Mais tarde Jesus afirmou para os discípulos – Mateus 5:14-16:

“Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.”

Jesus ensina que ele é a luz do mundo, a Igreja é a luz do mundo. Enquanto Ele está no mundo é DIA! Enquanto a Igreja está no mundo é DIA! Mas vem a hora em que nós seremos retirados deste mundo e então ninguém mais poderá trabalhar.

Precisamos começar a trabalhar enquanto é tempo, enquanto é dia, porque a noite virá e com ela a tribulação dos últimos dias. A verdadeira igreja de Cristo vai subir, os que ficarem não poderão mais trabalhar.

A quarta trombeta de Apocalipse 8:12 mostra justamente a chegada desta noite profetizada por Jesus:

“E o quarto anjo tocou a sua trombeta, e foi ferida a terça parte do sol, e a terça parte da lua, e a terça parte das estrelas; para que a terça parte deles se escurecesse, e a terça parte do dia não brilhasse, e semelhantemente a noite.”

Após o arrebatamento o mundo mergulhará em um período de trevas, como jamais se viu. Os atalaias não estarão mais na Terra.

© 2014 Frontier Theme